Sugestões para reunião de pais
Introdução:
Quando a escola chama os pais para uma reunião, ela precisa se preocupar com o que vai ser discutido, deverá conversar com os envolvidos no processo (professores e funcionários) a fim de proporcionar um momento agradável e que sirva de demonstração de como é o dia-a-dia de seu filho.
Tudo deve ser previamente conversado e elaborado com critério.
"Uma escola que proporciona bons momentos aos pais certamente proporciona dias felizes a seus filhos".
Objetivos:
• Conquistar a confiança dos pais e maior participação destes em todos os momentos que for necessário.
• Discutir as dificuldades, as habilidades e a interação das crianças.
• Mostrar as atividades realizadas pelas crianças e relatar como foram realizadas (interesse e participação da criança).
• Discutir coletivamente as ações pedagógicas (metodologia e proposta pedagógica).
• Discutir ações conjuntas com os pais a fim de sanar as dificuldades das crianças com defasagem na aprendizagem ou problemas de saúde em geral.
• Discutir, sem agredir, os assuntos burocráticos da escola.
• Favorecer momentos de integração entre os pais, professores e funcionários em geral.
• Ser objetivo, claro e responsável ao pedir a colaboração dos pais em qualquer ação da escola.
"Uma escola deve ser atrativa e carinhosa sem deixar de ter atitudes profissionais para ganhar a confiança dos pais e alunos."
Introdução:
Quando a escola chama os pais para uma reunião, ela precisa se preocupar com o que vai ser discutido, deverá conversar com os envolvidos no processo (professores e funcionários) a fim de proporcionar um momento agradável e que sirva de demonstração de como é o dia-a-dia de seu filho.
Tudo deve ser previamente conversado e elaborado com critério.
"Uma escola que proporciona bons momentos aos pais certamente proporciona dias felizes a seus filhos".
Objetivos:
• Conquistar a confiança dos pais e maior participação destes em todos os momentos que for necessário.
• Discutir as dificuldades, as habilidades e a interação das crianças.
• Mostrar as atividades realizadas pelas crianças e relatar como foram realizadas (interesse e participação da criança).
• Discutir coletivamente as ações pedagógicas (metodologia e proposta pedagógica).
• Discutir ações conjuntas com os pais a fim de sanar as dificuldades das crianças com defasagem na aprendizagem ou problemas de saúde em geral.
• Discutir, sem agredir, os assuntos burocráticos da escola.
• Favorecer momentos de integração entre os pais, professores e funcionários em geral.
• Ser objetivo, claro e responsável ao pedir a colaboração dos pais em qualquer ação da escola.
"Uma escola deve ser atrativa e carinhosa sem deixar de ter atitudes profissionais para ganhar a confiança dos pais e alunos."
DICAS PARA REUNIÃO DE PAIS
Lidar como ser humano não é uma tarefa fácil. Para o Professor
isso fica ainda mais difícil quando chega o momento das Reuniões de
Pais, que é um momento carregado de muita tensão emocional.
Para você brilhar na próxima reunião de pais, aqui vão algumas dicas para você usar:
1. CONVIDE O PAI E A MÃE:
Encoraje ambos os pais para que venham na reunião. Mal entendidos
serão evitados se ambos os pais ouvirem o que você tem a dizer.
2. ESTABELEÇA e
firme contato muito antes da Reunião de Pais. Informe sempre aos pais o
que os filhos devem estudar, quando tem lições e trabalhos para
entregar, e principalmente, mantenha-os sempre informados a respeito das
dificuldades e progressos do aluno. Jamais deixe para dar esse
feedback apenas depois que as notas estiverem fechadas.
3. REUNIÃO SEM PRESSA:
Jamais faça reunião com pressa. Planeje o tempo que for necessário de
modo que todos os assuntos sejam abordados de maneira apropriada.
Quando a Reunião for individual, 20 a 30 minutos é adequado.
4. ESTEJA PRONTA
para todo tipo de perguntas. Esteja preparada para responder todo o
tipo de perguntas que os pais venham a ter. Ocorrerão perguntas
específicas, difíceis ou ainda as indelicadas. Mantenha sempre o domínio
das suas emoções e o bom humor. Jamais leve para o lado pessoal.
5. TENHA SEMPRE SEUS REGISTROS
organizados com antecedência. Tenha sempre em mãos e organizados:
Diários de classe, anotações feitas na agenda do aluno, relatórios,
provas/trabalhos realizados pelo aluno, e quaisquer outros registros
pertinentes ao assunto em pauta. Deste modo você terá como comprovar as
suas afirmações.
6. RETIRE TODAS AS BARREIRAS FÍSICAS.
Os Pais não são seus alunos, por isso jamais coloque-os para
sentarem-se nas carteiras enfileiradas, ou até mesmo nas carteiras da
sala do prezinho. Arrume o lay-out da sala de aula de um modo que todos
possam ver uns aos outros (Ex. em semi-circulo, ou circulo).
7. INIMIGA X PARCEIRA:
Se você quiser ficar com a fama de inimiga no. 1 dos Pais é só
concentrar nos DEFEITOS do aluno. A solução para ser parceira dos Pais é
concentrar nos TALENTOS, e quando houver problemas, foque nas
NECESSIDADES do aluno. Falar para os Pais: "seu filho é indisciplinado e
só arruma briga com os amigos", é diferente de: "constatei que o João
apresenta dificuldades em relacionar-se com os amigos, por isso
gostaria de discutir algumas sugestões para ajudá-lo a superar esta
questão".
8. SEJA ESPECÍFICA NOS COMENTÁRIOS:
Os Pais podem se perder nos comentários generalizados. Ao invés de
dizer "Ela não assume responsabilidades", focalize no problema
apontando "Maria teve a semana inteira para terminar o trabalho, no
entanto ela apenas escreveu e entregou dois parágrafos".
9. OFEREÇA UM PLANO DE AÇÃO PARA OS PAIS:
Muito mais que receber orientações, os Pais apreciam ter um plano de
ação para seguir. Assim, se a Maria não é responsável, será apreciado
sugerir aos pais dar a ela uma lista de tarefas semanais ou ainda
permitir que ela encarregue-se de tomar conta do bichinho de estimação.
Quando você oferece conselhos, faça com que os pais saibam que você
está apenas fazendo uma sugestão e caberá a eles escolher as melhores
estratégias conforme o perfil da família.
10. ESQUEÇA O PEDAGOGES:
Jamais utilizar-se do "pedagoges" com frases do tipo: "a coordenação
motora fina", "o processo de ensino aprendizagem", "está na fase
silábica-alfabética", são frases sem sentido para muitos Pais.
11. DOMÍNIO PRÓPRIO:
Pode ocorrer de você deparar-se com Pais que mostram-se abusivos ou
hostis. Jamais fique na defensiva, pois isso revela fraqueza e
insegurança, e coloca em dúvida tudo o que você tiver que falar adiante.
Tente não ser rude, qualquer que seja a provocação ou o comentário
sarcástico. Ouça de modo polido e educado. Se esta situação ocorrer
durante a Reunião Bimestral de Pais, proponha aos Pais agendar horário
específico para tratar em particular. Verifique com a Escola qual o
procedimento adotado.
12. FOCALIZE NOS PONTOS FORTES:
É muito fácil para os Pais sentirem-se na defensiva, pois muitos deles
se veem nos filhos. Você poderá ajudar se levantar as áreas onde estão
os pontos fortes do aluno e as áreas que precisam ser melhoradas, ao
invés de criticar e apontar apenas as fraquezas.
13. USE A LINGUAGEM CORPORAL A SEU FAVOR:
A linguagem não verbal pode ser sua alidada ou sua inimiga. O seu
corpo fala, e expressa sempre o que você sente e pensa. É esta
linguagem que os Pais estarão atentos, antes mesmo de você começar a
falar.
14. ENFOQUE NA COLABORAÇÃO:
Faça com que os Pais saibam que você quer trabalhar em aliança com
eles, no melhor interesse da criança. Um comentário do tipo "Você
precisa comparecer na escola o mais rápido possível para discutirmos as
dificuldades do João", apenas inflama hostilidade nos Pais. O seguinte
comentário diz a mesma coisa de um modo mais proativo: "Constatei que o
João está encontrando algumas dificuldades, então gostaria de
conversar com você para que juntas possamos encontrar as melhores
alternativas para ajudá-lo a superar esses problemas".
15. OUÇA O QUE OS PAIS TEM A DIZER:
A despeito do fato de que nós gastamos um terço de nossas vidas
ouvindo, muitos adultos são péssimos ouvintes. Para que você obtenha o
máximo de todas as reuniões de Pais procure realmente ouvir o que eles
dizem e principalmente COMO eles dizem. Observe a linguagem corporal
deles. Você vai se surpreender com os aprendizados que vai tirar dessas
observações.
16. CONCENTRE-SE NA SOLUÇÃO, NUNCA NOS PROBLEMAS:
Idealmente falando todas as reuniões de pais deveriam apenas abordar
coisas positivas, os sucessos e as conquistas. Realisticamente falando,
a situação é bem diferente. As reuniões de Pais acontecem porque
existem problemas. Entretanto todas as reuniões poderão transcorrer
dentro da cordialidade e paz sempre que você focar nas soluções ao
invés de ficar se concentrando no problema do aluno. Discuta o que você
e os Pais podem fazer para ajudar a melhorar ou resolver a situação.
Estabeleçam, juntos, um Plano de Ação com tarefas para todos realizarem
(Você, os Pais, e o Aluno)
17. FECHAMENTO: Antes que a reunião finalize, faça o fechamento da conversa e deixe claro quais ações você e os pais decidiram implementar.
18. MANTENHA UM REGISTRO DA REUNIÃO:
Será muito útil você manter um breve relato do que foi discutido na
reunião. O que foi dito, sugerido, e estabelecido para ser realizado.
Após a reunião, faça as anotações enquanto os detalhes ainda estiverem
frescos na memória.
Como você pode observar, interagir com as pessoas requer lidar com
uma alta carga de emoções que envolvem expectativas, frustrações, medos
e incertezas, por isso esteja atenta a essas dicas e você vai arrasar
na próxima reunião de pais.
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